15/02/2017 - Solidariedade: Estivadores de Santos apoiam colegas espanhóis

Trabalhadores de diversas partes do mundo chegam à Espanha para se solidarizar com os estivadores.

O presidente do sindicato dos estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva Nei, enviou ofício à entidade coirmã da Espanha, nesta quarta-feira (15), em solidariedade à luta pela manutenção da categoria.

Os estivadores espanhóis estão mobilizados há dez dias contra um decreto do ministério de fomento daquele país que permite sua substituição por trabalhadores alheios à categoria.

O sindicato espanhol vem recebendo, nos últimos dias, apoio dos estivadores de todo o mundo, que se reunirão, terça-feira próxima (21), na cidade portuária de Algeciras, no sul da Espanha.

Participarão do evento representantes dos sindicatos de estivadores da Europa, África, Estados Unidos, Oceania e América Latina. Todos têm mandado mensagens de repúdio ao governo espanhol.

Segundo Nei, os estivadores de todo o mundo podem adotar formas de protesto como a de 1946, quando os portuários santistas se recusaram a carregar dois navios espanhóis.

“Naquela época”, lembra o sindicalista, “o protesto era contra o governo fascista do chamado ‘generalíssimo’ Franco, ditador espanhol. Hoje, pode ser contra o governo neoliberal daquele país”.

Nei diz no ofício que o decreto anunciado pelo ministro de fomento Iñigo de la Serna “é um ato desumano, que não respeita as leis internacionais de respeito ao trabalho”.

Segundo ele, a medida afronta a convenção 137 e a recomendação 145 da OIT (organização internacional do trabalho), além de acordos e convenções coletivas da categoria.

O sindicalista defende a solidariedade internacional aos espanhóis com um argumento baseado na solidariedade: “Da mesma forma que os apoiamos, também precisamos do apoio deles”.