08/03/2017 - Rio: Federações nacionais de estivadores e portuários debatem reformas do governo

As federações nacionais dos estivadores (FNE), portuários (FNP) e dos conferentes e consertadores de carga e descarga, vigias portuários, trabalhadores do bloco e arrumadores (Fenccovib) têm reunião, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), no Rio de Janeiro.

Os principais assuntos são as reformas da previdência social e trabalhista. O projeto de lei da terceirização também está na pauta, junto com a proposta de luta contra essas medidas do governo federal em prejuízo dos trabalhadores.

O presidente do sindicato dos estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’, defende que as três categorias promovam protestos nos portos para “combater essas aberrações cometidas por um governo descompromissado com o povo”.

Segundo ele, as federações decidirão de devem aderir aos protestos das centrais sindicais programados para quarta-feira da semana que vem (15). “Acho que a unidade dos trabalhadores, neste momento, é a melhor arma contra os absurdos que querem nos impor”.

“Independente de preferências políticas e ideológicas”, pondera Nei, “os sindicatos, federações, confederações e centrais devem mobilizar e organizar os trabalhadores para essa difícil batalha que temos pela frente, a fim de garantir nossos direitos”.