27/03/2017 - Protesto! Centrais marcam greve geral para 28 de abril

Nove centrais sindicais decidiram, em reunião nesta segunda-feira (27), fazer greve geral, em 28 de abril. A data foi definida por presidentes e secretários da Força Sindical, CUT, CGTB, CSB, CSP Conlutas, CTB, Intersindical, Nova Central e UGT.

Será um protesto contra a lei da terceirização aprovada pela câmara federal, na semana passada, e que está para ser sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB) nesta semana. Os sindicalistas esperam que o anúncio da greve faça Temer desistir da ideia.

A greve será também contra a reforma da previdência social, que o presidente da república pretende aprovar no congresso nacional e sancionar até junho. E contra a reforma trabalhista, que revoga direitos históricos da consolidação das leis do trabalho.

O conselho nacional da Força Sindical havia indicado, na sexta-feira passada (24), o 28 de abril como ‘dia nacional de atos e paralisações’ para pressionar o governo e o congresso nacional a atenderem às reivindicações dos trabalhadores.

Segundo o presidente da federação dos trabalhadores em transportes rodoviários do estado de São Paulo, Valdir de Souza Pestana, que participou da reunião do conselho da Força Sindical, o protesto terá abrangência nacional.

Também presidente do sindicato dos rodoviários de Santos, ele explica que a central defende a terceirização proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que deverá ser apreciada pela câmara nesta semana.

A nota da decisão desta segunda-feira é assinada por Paulo Pereira da Silva ‘Paulinho’, presidente da Força Sindical, Vagner Freitas, da CUT, Adilson Araújo, CTB, Antônio Neto, CSB e José Calixto Ramos, Nova Central.

Mais: Ricardo Patah, da UGT, Edson Carneiro ‘Índio’, secretário-geral da Intersindical, Luiz Carlos Prates ‘Mancha’, secretário nacional da CSP Conlutas e Ubiraci Dantas de Oliveira ‘Bira’, presidente da CGTB.